04/10/2010

ANIMAIS HÍBRIDOS

Você já ouviu falar em animais híbridos?

Sim ou não?

Animais híbridos são resultados do cruzamento entre dois animais de espécies diferentes, mas tal cruzamento só é possível quando as duas espécies forem bastante semelhantes (aparentadas). O exemplo mais comum, que todos conhecem é o burro e a mula. No caso, os dois são cruzamentos da égua (Equus caballus) com o jumento (Equus asinus), sendo o burro, o híbrido macho, e a mula, o híbrido fêmea.




Os animais híbridos são geralmente estéreis (na biologia sempre há excessões), pois as duas espécies distintas que cruzam, possuem um número de cromossomos diferentes (fator que caracteriza cada espécie), como os híbridos são uma "mistura", eles possuem um defeito cromossômico, conferindo-lhes a esterilidade.

Alguns exemplos de animais híbridos:

1) Ligre (ou liger)




O ligre é o resultado do cruzamento de uma leoa (Panthera leo) com um tigre (Panthera tigris). É considerado o maior felino do mundo, tendo o dobro do tamanho do leão africano. Tal tamanho é devido a um defeito genético, que faz com que o animal não pare de crescer, causando assim, uma morte precoce. Vale destacar também, que apenas as fêmeas são férteis. Os ligres não formam populações naturais, pois os leões vivem no continente africano (com algumas populações, pouquíssimas mesmo, na Ásia - infelizmente), enquanto que os tigres vivem no continente asiático. A reprodução entre eles, geralmente é possível por causa da "mãozinha" do homem, seja por meio de inseminação artificial ou em zoológicos.

2) Tigreão (ou tigon)

Híbrido resultado do cruzamento de uma tigresa com um leão.


3) Zebróide

Híbrido resultado do cruzamento de uma zebra com um um cavalo.


4) Cama

Híbrido resultado do cruzamento entre um camelo e uma lhama.


5) Grolar ou pizzly

Híbrido resultado do cruzamento entre um urso pardo e um urso polar. No caso, este cruzamento ocorreu no meio natural.


Bom, galera!

Espero que eu tenha explicado a vocês um pouco sobre os animais híbridos. Existem bem mais exemplos por aí, quem quiser mandar algum outro aqui para o blog, fiquem a vontade...

5 comentários:

Simone Santos disse...

Oi Guma,

Esse artigo é muito interessante, e agrega mais conhecimentos sobre os animais. Eu não sabia que existim tantos animais híbridos na natureza.

Gostei muito da sua nova imagem de fundo! Sou suspeita pra falar, pois adoro a cor verde!

Parabéns, ficou muito bonito o blog.

Gabriel P. Lopes disse...

Obrigado pelo elogio Simone, fico contente por você seguir o blog!

Abs

Júnio disse...

De fato animais híbridos são interessantíssimos, além de alguns serem engraçados.
O que a natureza não faz para criar novas espécies.
Muito legal, parabéns pelas reportagens postas.

Anônimo disse...

O Kennedy seria um híbrido entre o predador e o "avatar"?

pedro seabra disse...

ajudou muito obrigado